segunda-feira, 17 de abril de 2017

DESTAQUE: ENTREVISTA COM O ATLETA PAULO ROBERTO ALMEIDA

Hoje o site Salto do Jacuí News entrevistará uma personalidade ilustre na região, um atleta master que abrilhanta  as corridas de rua do Rio Grande do Sul e que por diversas vezes esteve aqui em Salto do Jacuí competindo. Paulo Roberto de Almeida, natural e residente em  Santa Maria - RS, com seus 55 anos de vida, é o atleta que mais participa de competições no RS (de nosso conhecimento), chegando a competir cinco vezes por mês.
Sempre de bom humor, contagia os colegas e é um exemplo a ser seguido. Almeida respondeu o seguinte questionário:

1) Quando começou a praticar o esporte?

Na verdade, pratiquei  esporte durante toda minha carreira militar, mas ao ingressar na reserva, a ociosidade me fez entrar na zona de sobrepeso. Daí, tive a necessidade de reiniciar a prática esportiva.

2) O que te motivou a iniciar no esporte?

Como frisei acima, tive necessidade quase que em caráter de urgência, de começar uma atividade física; e, com conhecimento de causa, pelos benefícios que traz, optei em dedicar-me à Corrida de Rua.

3) Como foi sua primeira competição?

Minha primeira  corrida, foi dia 1º dezembro de 2013 (Corrida Gigante) em Porto Alegre.  Corrida Temática, com um percurso de 4 km, mas que ao final premiou os participantes com uma Medalha nas formas do Estádio Beira-rio.  Fiquei muito  impressionado com a grandeza do evento, o qual me motivou a continuar na prática de corridas.

4) Como é sua rotina de treinos?

Faço meus treinos de 2ª à 6ª feira, alternando as distâncias entre 10 e 18 km por dia. Quando tenho em vista competições de longo percurso, faço um treinamento diferenciado com distâncias maiores, dependendo é claro,  da quilometragem do evento.

5) Qual foi a competição mais desafiadora que participou?

Sem dúvida alguma, foi no ano de 2016, a 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre. Treinei exaustivamente por meses, para este desafio, para mim então desconhecido. Mas como diz um amigo meu, TREINO DIFÍCIL/CORRIDA FÁCIL, não deu outra. No dia da competição passei pelo desafio com tranquilidade, e o melhor, satisfatoriamente.

6) Quais seus desafios para 2017?

Um dos desafios principais para este ano já transpus, que foi a 23ª Maratona Internacional de São Paulo. Agora na agenda, temos em junho a 34ª Maratona de Porto Alegre, em julho a São Paulo City Marathon, em agosto a 1ª Maratona Internacional de Florianópolis; e até o final do ano, além das provas curtas no interior do estado, temos ainda entre 6 e 10 meias maratonas.

7) Pretende fazer carreira no esporte?

Carreira propriamente dita, não. Mas, pretendo continuar participando de eventos de corridas de rua, sempre em busca da Qualidade de Vida.

8) Quais as dicas para quem está iniciando no esporte?

Se eu fosse dar um conselho, diria o seguinte: escolha a modalidade esportiva que mais você se encaixe; e a seguir, procure auxílio/acompanhamento/orientações de um profissional de Educação Física. Fazer as atividades sem nenhuma orientação, quase sempre não terminam bem.

10) Defina seu esporte em apenas três palavras.

Saúde-Prazer-Amizade

11) Como se sente quando está praticando o esporte?

Como tive uma mudança radical, e luto diuturnamente para manter-me nessa condição atual. Simplesmente, quando estou na prática esportiva, sinto-me VIVO.
                                                     Antes e depois deste guerreiro

PERFIL DO ATLETA

NOME: Paulo Roberto de Almeida
APELIDO: Ultramaratonista Almeida
IDADE: 55 anos
NATURAL DE: Santa Maria
ESPORTE(S) QUE PRATICA: Corrida de Rua
OCUPAÇÃO: Militar da reserva da Força Aérea Brasileira
APOIADORES: União dos Corredores de Rua de Santa Maria e Assessoria Esportiva Ideia Fixa.
Almeida - atleta destaque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário