quinta-feira, 22 de março de 2018

CEEE RECONSTRÓI TORRES DESTRUÍDAS PELO TEMPORAL EM SALTO DO JACUÍ

A Área de Transmissão da CEEE-GT concluiu, esta semana, a reconstrução de 10 novas torres da linha de transmissão 230 kV Usina do Passo Real – Venâncio Aires e de uma torre da linha de transmissão 230 kV Usina de Itaúba – Passo Real. As estruturas foram destruídas por ventos de mais de 100 km/h que varreram o RS em 1º de outubro do ano passado e provocaram danos nas regiões Central, Norte e Metropolitana. 
Fotos: Guilherme Balestrim
Boa parte dos estragos – e dos trabalhos de recomposição – se concentraram na região de Salto do Jacuí, região centro/norte do RS. Durante esses mais de cinco meses, a linha de transmissão entre Passo Real e Venâncio Aires estava operando de forma provisória através de uma variante de aproximadamente 7 km, utilizando estruturas de emergência.

 Assim, não houve prejuízo no fornecimento à distribuidora local, pois, no primeiro momento, a carga foi atendida por outras linhas de transmissão e, em menos de uma semana após o temporal, as equipes das Turmas de Manutenção da CEEE-GT ergueram estruturas de emergência, que devem operar até a energização do novo trecho, prevista para o fim de semana. Agora, a linha de transmissão voltou ao seu traçado original e na configuração definitiva. 

A desmontagem completa das estruturas provisórias está programada para acontecer após a colheita da soja, reduzindo a interferência dos trabalhos na rotina local. Dezenas de técnicos da Área de Transmissão da CEEE-GT estiveram envolvidos no trabalho, desde o projeto até a energização, no qual foram investidos R$ 2,5 milhões entre o fornecimento de materiais e a execução de serviços através de contrato emergencial coordenado pela Divisão de Novos Empreendimentos da Transmissão.
Referências: Circuito Interno Grupo CEEE
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário