sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Nível da barragem do Passo Real cai, mas mantém águas no Rio Jacuí

O nível do reservatório da Barragem do Passo Real em Salto do Jacuí está 10,6 metros abaixo da taxa máxima. A informação foi dada hoje pelo chefe do Sistema Jacuí de Usinas Hidrelétricas, Mário Júnior Hermes, em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho nesta sexta-feira (28).
Vista do vertedouro e barragem da UHE Passo Real da CEEE GT de Salto do Jacuí/RS.
De acordo com ele, houve uma considerável redução no nível da água, porém, menos do que em outras épocas. Segundo dados históricos, o nível da vazão do Rio Jacuí já esteve 25 vezes mais baixo que atualmente.
O engenheiro explicou que como as demais usinas abaixo de Passo Real tem capacidade de produção maior de energia, a estratégia tem sido liberar a água em Passo Real para estas outras barragens. Por isso, o reservatório de Itaúba, por exemplo, está no nível normal. Ainda conforme ele, a quantidade de água hoje armazenada no reservatório de Passo Real está em 42% da sua capacidade útil. Ele lembrou que março historicamente é um mês de pouca chuva, por isso o nível deverá cair ainda mais daqui para frente.
 Mário Júnior Hermes explicou também que devido à regulagem feita por Passo Real, o nível do Rio Jacuí abaixo das usinas não caiu muito. “É nessas horas que se vê a importância de um grande reservatório” afirmou Hermes.
Referências: Rádio Sobradinho - site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário