quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

PROFESSOR AMARO DOS SANTOS REALIZA TREINAMENTO EM JARAGUÁ DO SUL

O professor de Educação Física Amaro Henrique dos Santos já se destacou muito como atleta de futsal em vários times do Rio Grande do Sul. Amaro atuou como técnico da ADCH de Salto do Jacuí nas últimas duas temporadas disputadas nas séries bronze e na prata. O professor foi convidado para fazer parte mais uma vez da comissão técnica da ADCH/AESJ para a temporada de 2018 e, atualmente de férias, está aproveitando a excelente oportunidade na realização de um curso de qualificação de futsal em Jaraguá do Sul. Confira no texto a seguir, palavras de Amaro dos Santos:

"Primeiramente eu faço curso na área de futsal para aumentar meus conhecimentos e consequentemente melhorar minha percepção sobre o jogo de futsal. Já fiz vários cursos de futsal, sendo que o primeiro foi em 2004 com Rogério Vozer e Paulinho Sananduva. A partir daí mesmo não trabalhando com o futsal me apaixonei por estudar a modalidade que é tão dinâmica e está sempre mudando por fatores táticos e de regras. Senti a necessidade de sempre estar estudando e fazendo curso na região, principalmente em Santa Maria, que vinha professores do Brasil inteiro com métodos de jogo diferentes do que eu aprendi quando fui atleta profissional de futsal e isso me desafiava a estudar mais onde acabei sendo aluno de professores como: Elton Dalla Vechia, Willton Carlos de Santana Javali, Pedro Batistela, todos indo dar aula de formação para técnicos na nossa região", destacou Amaro.
Professores Fabiano Choquito e Amaro Henrique dos Santos.

"Vendo tudo isso comecei a trabalhar com o futsal dentro da base e na escola com esses métodos diferentes que aprendi. O futsal está em constante evolução que a gente chama hoje o futsal moderno
Fiz um estágio para treinadores na ACBF em Carlos Barbosa e o curso da AMAX,  com professores renomados do Brasil como André Bie que foi campeão o da Liga Nacional em 2016".

"Estou estudando para conseguir a carteira de treinador de Futsal nível 3 da ENTF (Escola Nacional de Treinadores de Futsal)". 
Foto: Eduardo Cillo. Alunos e professores do Treinamento "Licença Nível 3" na Arena Jaraguá do Sul.

"Para o ano de 2019 a CBFS vai exigir em competições estaduais e nacionais a carteira de treinador. Estou em treinamento em Jaraguá do Sul até o dia 7 de fevereiro, onde cada aluno terá que alcançar a média 7 para ter aprovação".

Amaro teve o privilégio de ir em Brusque assistir um jogo da Seleção Brasileira de Futsal com o professor de periodização tática no futsal e fazer algumas observações. Em Jaraguá do Sul  o salto-jacuiense pode assistir um amistoso entre o time de Jaraguá e a Seleção da Costa Rica. Os alunos e professores estão alojados na Arena Jaraguá. Ainda hoje (1/02/18) o Brasil fará um jogo pelo Grand Prix contra a Bélgica nesta Arena.

Para o próximo domingo a programação será uma aula de preparação física com o professor João Romano e com os atletas do Jaraguá Futsal. João Romano, preparador físico já foi campeão da Liga Nacional pelo Joinville no ano que passou. Os coordenadores do curso são os treinadores Ferreti e Marquinhos Xavier (treinador da Seleção Brasileira e ACBF).

"A minha expectativa primeiramente é aplicar esses métodos de trabalho na minha escola de Futsal Master FC em Salto do Jacuí, ajudando numa construção de um novo modelo de jogo que as equipes de alto rendimento estão utilizando, ajudando a formar atletas para que possam um dia representar Salto do Jacuí em outros clubes do Brasil e também formar um grupo de estudo sobre futsal no município e região para compartilhar conhecimentos", destacou Amaro.

"Não esquecendo que recebi um convite para trabalhar na coordenação da equipe adulta da ADCH/AESJ este ano. Por acreditar que temos que melhorar nossas estruturas e formas de pensar sobre o futsal para atrair jogadores que queiram estar em Salto do Jacuí para aprender e ser um atleta profissional não termos jogadores, por que a equipe paga bem e a cidade é boa tanto para festa ou para morar e o povo é hospitaleiro. Precisamos mudar conceitos sobre gestão de futsal na nossa cidade e  isso é desafiador e da trabalho e tempo", afirmou Amaro .

"Em relação a espaço no futsal Gaúcho hoje, Salto do Jacuí está entre as 24 melhores equipes de Futsal do Rio Grande do Sul. Temos que ampliar isso trabalhando com a base, se especializando e montar estruturas de trabalho e físicas mais perto do profissional, que o resultado vai vir como em 2010 onde Salto do Jacuí foi campeão estadual sub 15 e levou meninos para ACBF e a 3ª colocação que conquistou na bronze, subindo para a Prata após 18 anos fora da série prata", finalizou Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário